Arcoverde - História
Em 1867 em plena caatinga entre a serra de Aldeia Velha e Caiçara, desenvolveu-se um pequeno povoado denominado Olho d’água dos Bredos, em 1912 o povoado foi elevado para a condição de vila alterando seu nome para Barão do Rio Branco. Em 11 de setembro de 1928, Rio Branco é transformada em cidade, sendo incorporada pela fazenda Tatu, de Buíque e depois Ipojuca, de Pesqueira. Em 1943, o município tem seu topônimo mudado para Arcoverde, em homenagem a D. Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti, 1º Cardeal do Brasil e da América Latina (1).
D. Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti
Fonte: Fundação Joaquim Nabuco
Localização
O município de Arcoverde é formado pelo distrito-sede e pelos povoados de Aldeia Velha, Caraíbas, Gravatá e Ipojuca. Localizado na mesorregião Sertão e na Microrregião Sertão do Moxotó do Estado de Pernambuco, na divisa entre o Agreste e o Sertão, distante 256 km do Recife, tendo como limites o Estado da Paraíba, ao Norte; os municípios pernambucanos de Buíque e Pedra, ao Sul; de Pesqueira, a Leste e de Sertânia, a Oeste (2,3,4). A sede do município tem uma altitude aproximada de 663 metros e coordenadas geográficas de 08 Graus 25 min. 08 seg de latitude sul e 37 Graus 03 min. 14 seg. de longitude oeste, distando 254 km da capital, cujo acesso é feito pela BR-232.(4).
Aspectos Ambientais
O município de Arcoverde, está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão. A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes, conhecida popularmente como caatinga. O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar ate é outubro. O município de Arcoverde encontra-se inserido nos domínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Ipanema e Moxotó (4).
Economia e Turismo
Arcoverde tem população estimada, segundo o IBGE (2020) de 74.822 habitantes (5), com a sua economia voltada ao comercio possuindo as mais variadas lojas no ramo varejista e atacadistas, além de uma ampla rede na área medica e educacional, sendo considerado um polo em todos esses ramos. Arcoverde também é conhecida como a capital do samba de coco, que tem como símbolo o mestre Assis Calixto que é titulado como patrimônio vivo da cultura pernambucana (2019). Temos um dos maiores e mais tradicionais São João de Pernambuco, com mais de 10 polos de atração e com um publico aproximado a 100 mil pessoas, Arcoverde se destaca com o seu polo Multicultural que além das atrações da terra, também é palco para atrações de nível nacional, onde nesse período temos uma grande alavancada no turismo, onde beneficia diretamente o comercio além de toda a rede hoteleira da cidade que conta com mais de 15 hotéis e pousadas. A cidade também é referencia diante a sua gastronomia, com bares e restaurantes que oferecem o melhor da comida regional.
Educação
Arcoverde conta com mais de 60 Escolas entre Particulares, Municipais e Estaduais, constituindo-se assim também como um polo educacional. Sendo sede da GRE (Gerencia Regional de Educação) que abrange todo o sertão do Moxotó Ipanema.
1 Arcoverde.História.Disponível em: >https://www.arcoverde.pe.gov.br/pag/institucional/historia< Acesso em 07 de Abril de 2021. 2 IBGE. Censo do Município de Arcoverde-PE. Arcoverde, 2000. 8 p. 3 IBGE. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais, 2008. 4 CPRM – Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Arcoverde, estado de Pernambuco. In: MASCARENHAS, J. C.; BELTRÃO, B. A. et al. Org.). Recife: CPRM/PRODEEM, 2005. 11 p. 5 IBGE.População.Disponível em: >https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/arcoverde/panorama< Acesso em 07 Abril de 2021.